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5 passos para organizar o marketing da sua empresa

Independente do tamanho de seu negócio, ter em mãos um bom plano de marketing é conhecer profundamente a sua empresa. Logo, o planejamento de marketing auxilia no controle de gastos e no registro de todas as ações necessárias para aumentar o seu número de vendas.

1# Passo – Análise de Ambiente (o seu mercado)

O ambiente de marketing está constantemente apresentando novas oportunidades e ameaças, assim sendo monitorar, compreender e adaptar-se ao ambiente é fundamental.

Em um cenário de rápidas transformações, a empresa deve monitorar seis forças importantes. Iremos vê-las a seguir.

Logo de início, temos o Ambiente Demográfico onde monitoramos a população, pois as pessoas representam os mercados. Podemos ter como alguns dos principais fatores, o crescimento da população, grau de escolaridade, padrões de moradia, etnia, sexo, idade, estado civil, religião etc.

O segundo é o Econômico, nele monitoramos o poder de compra da população, pois os padrões de renda da sociedade influenciam o consumo do seu mercado. Podemos analisar fatores como a distribuição de renda, inflação, PIB, poupança, entre outros.

Partindo para o Ambiente Natural, é onde deve-se analisar o impacto das forças e/ou recursos naturais nas empresas. Podemos dizer que fatores naturais podem estar atrelados à escassez de matérias-primas, ao próprio custo de energia, aos níveis de poluição, às mudanças climáticas etc.

O próximo da fila é o Ambiente Tecnológico, onde a análise é feita sobre o impacto das mudanças tecnológicas nos padrões de consumo e nas formas de produção, podendo ter como fatores a velocidade das mudanças tecnológicas, as oportunidades de inovação e os investimentos em pesquisa.

Logo em seguida, temos o Ambiente Político-Legal, onde vemos o impacto das leis e pressões políticas sobre os negócios da empresa. É por meio dessa análise que tomamos consciência sobre as leis que afetam as empresas e regulamentações.

Por último, o Ambiente Sociocultural, aquele que diz respeito às crenças, aos valores e às atitudes que influenciam nas formas de consumo da sociedade. Observamos fatores como a relação das pessoas e os seus valores culturais até os seus hábitos de consumo.

2# Passo – Entendendo quem são os seus clientes

Chegou a hora de falar a mesma língua que o seu cliente, mas como fazer isso de uma forma que percebam o valor sobre o seu produto ou serviço?

É agora que precisamos conhecer quem é o seu público-alvo. E para que a nossa estratégia dê certo é importante entender:

  • Os seus desejos;
  • As suas necessidades;
  • Os seus interesses;
  • Os seus hábitos de consumo.

Esse nível de informação nos deixa mais próximos das pessoas e permite a construção de uma série de estratégias para fortalecer ainda mais esse relacionamento.

3# Passo – Análise dos Concorrentes 

Você já parou para pensar na importância de analisar seus concorrentes? Conhecer e analisar a concorrência são ações importantes para o mundo dos negócios. Preço, qualidade e formas inovadoras de disponibilizar um produto ou serviço destacam-se nesse cenário competitivo.

Mas como proceder com essa análise? O empreendedor deve primeiramente conhecer as próprias características, aquelas referentes aos produtos que comercializa, ao seu porte, aos locais e às capacidades de atendimento.

Depois é que se compara com outras empresas que possuem características idênticas ou semelhantes. Existem diversos aspectos que podem ser examinados na concorrência, por exemplo, o bom entendimento de seus objetivos estratégicos e metas futuras.

A avaliação das suas estratégias atuais e sua forma de competir, o modo como o concorrente reage aos seus movimentos e a de outros concorrentes, e se eles estão satisfeitos no local que ocupam no setor.

Para além desses fatores, será dado enfoque à análise das capacidades dos concorrentes procurando verificar quais os seus pontos fortes e fracos em diferentes aspectos do seu negócio. Elaborando uma visão realista desses pontos, você poderá determinar qual a capacidade que eles detêm para iniciar ou reagir a um movimento estratégico.

4# Passo – Definindo as Estratégias (plano de ação) 

Fazer o planejamento estratégico e atingir resultados depende muito da dedicação do empreendedor em transformar objetivos em estratégias e estas, por sua vez, em um conjunto de ações, por isso é tão importante o alinhamento dessas três áreas citadas acima.

  1. Dedique tempo para entender o planejamento estratégico;
  2. Trace os objetivos gerais que envolvem a sua empresa;
  3. Tenha uma estratégia geral, ou seja, como a empresa pretende chegar lá;
  4. Construa objetivos e estratégias funcionais, relacionados a cada departamento da empresa, detalhando como os objetivos funcionais serão alcançados;
  5. Estabeleça listas de atividades para as estratégias e, para cada atividade, elabore um plano de ação;
  6. Siga as etapas e seus objetivos, assim, as estratégias e os planos de ação estarão alinhados;
  7. Acompanhe as ações.

Busque resultados significativos, mas com objetivos bem definidos e estratégias únicas.

5# Passo – Estabelecendo o Cronograma 

Nessa hora, monitoramos a duração de cada uma das ações, e claro que os resultados e também os recursos necessários durante a utilização devem ser colocados no papel. E dê preferência a todas as informações documentadas.

Quando não se tem nada disso registrado, fica bem complicado avaliar o que deu certo e o que não deu. Vale ressaltar que todo plano de marketing não tem obrigatoriamente um fim, pois é recomendado que o mesmo seja revisado, refeito e até atualizado.

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GABRIELA GABERLOTTI
Head de Motion

Motion designer e diretora de arte, hoje é responsável pelo time de audiovisual da agência. Conta com uma experiência de 6 anos na área da publicidade, integrou um coletivo de arte na Irlanda e é apaixonada por ilustração.

SOFIA BARACAT
Head de Atendimento

Com 20 anos de experiência no mercado de comunicação, trabalhou em agências de Campinas, São Paulo e também no ambiente corporativo. 

Na área de Atendimento atuou com clientes de diferentes segmentos como educação, automotivo, EPI, papel e celulose, veterinário e telefonia. 

sofia.baracat@fourmi.com.br

FERNANDO QUEIROZ
Diretor financeiro

 Executivo com longa carreira em grandes empresas, há 5 anos na agência, atua em toda área administrativa e financeira, incluindo infraestrutura e aquisições de novos negócios.

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Entre suas características, as que mais ajudaram na cultura da agência foram sua habilidade em liderança, dedicação em ensinar e facilidade em criar. Aliás, criatividade está em sua formação e vocação. Tem mais de 20 anos em experiência com criação, 3D e toda sua memória em reuniões são marcadas pelas linhas de suas ilustrações.

marcio.erbrecht@fourmi.com.br
+55 19 99250-3876

RENATA MERCIER
Diretora executiva e de relacionamento

Sócia na agência com 15 anos de experiência na área da comunicação, Renata planejou a Fourmi para ser uma agência extensão do cliente, isso porque atuou, em grande parte de sua carreira, na gestão de marketing e comunicação de grandes empresas. Entre suas responsabilidades, está à frente do time de Atendimento.

renata.mercier@fourmi.com.br
+55 19 99495-1940