... ...

Dia do Revisor

Para você que não leu o briefing e não sabe por que o dia 28 de março é especial, hoje é Dia do Revisor! Aqui na Fourmi Publicidade temos no time uma equipe de revisão comprometida em questionar se “isso funciona?”, “está certa essa vírgula aqui?”, por isso preparou um texto sem erros de concordância ou gramática para celebrar este profissional.

Quando falamos em revisão, a primeira coisa que vem na cabeça é o total domínio da ortografia, sim, a leitura atenta e o olhar treinado para encontrar um erro é o número 1 do processo da revisão publicitária. A Língua Portuguesa é viva, fluida e está em constante evolução, porém um texto pode estar correto gramaticalmente e não trazer o sentido que queremos, este é o diferencial da profissão.

Corretores ortográficos do próprio computador e celular avaliam regras, pontuação, acentuação e erros de digitação, mas o revisor é um defensor de conceitos, ele se envolve no projeto integralmente, sendo a última instância de uma peça ou uma campanha inteira antes de ela ganhar o mundo! É um profissional que reúne os conhecimentos técnicos, o feeling e a experiência para garantir a melhor entrega e o sucesso na solicitação do cliente, parte de uma corrente que começa quando o cliente pede o job para o atendimento.

Um bom revisor sabe interpretar um briefing, ele entende a importância e a qualidade dos conteúdos que a agência cria e precisa sempre questionar quem é o público final e qual é a emoção pretendida na peça que ele está liberando. Tudo isso passa na cabeça deste profissional enquanto ele está com os olhos colados no monitor, lendo palavra por palavra, movimentando os lábios involuntariamente como quem faz uma oração. E quando o revisor dá o ok e o job vai para aprovação do cliente, sabemos que uma parte do talento de cada um da agência que fez isso acontecer vai junto!

Parabéns para nós! Sim, nós, pois quem escreveu este artigo foi uma revisora. Mas quem revisa o texto quando é o próprio revisor que o redige? Nós mesmos! Pois é claro que, para poder corrigir e orientar, a gente também precisa saber escrever e amar a Língua Portuguesa.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Leia Também

GABRIELA GABERLOTTI
Head de Motion

Motion designer e diretora de arte, hoje é responsável pelo time de audiovisual da agência. Conta com uma experiência de 6 anos na área da publicidade, integrou um coletivo de arte na Irlanda e é apaixonada por ilustração.

SOFIA BARACAT
Head de Atendimento

Com 20 anos de experiência no mercado de comunicação, trabalhou em agências de Campinas, São Paulo e também no ambiente corporativo. 

Na área de Atendimento atuou com clientes de diferentes segmentos como educação, automotivo, EPI, papel e celulose, veterinário e telefonia. 

sofia.baracat@fourmi.com.br

FERNANDO QUEIROZ
Diretor financeiro

 Executivo com longa carreira em grandes empresas, há 5 anos na agência, atua em toda área administrativa e financeira, incluindo infraestrutura e aquisições de novos negócios.

fernando.queiroz@fourmi.com.br
+55 19 99117-2559

MARCIO ERBRECHT
Fundador e diretor de criação

Entre suas características, as que mais ajudaram na cultura da agência foram sua habilidade em liderança, dedicação em ensinar e facilidade em criar. Aliás, criatividade está em sua formação e vocação. Tem mais de 20 anos em experiência com criação, 3D e toda sua memória em reuniões são marcadas pelas linhas de suas ilustrações.

marcio.erbrecht@fourmi.com.br
+55 19 99250-3876

RENATA MERCIER
Diretora executiva e de relacionamento

Sócia na agência com 15 anos de experiência na área da comunicação, Renata planejou a Fourmi para ser uma agência extensão do cliente, isso porque atuou, em grande parte de sua carreira, na gestão de marketing e comunicação de grandes empresas. Entre suas responsabilidades, está à frente do time de Atendimento.

renata.mercier@fourmi.com.br
+55 19 99495-1940