... ...

Inbound x Outbound Marketing: entenda as diferenças e acerte na estratégia

inbound-x-outbound-marketing

Você sabe a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

São universos distintos da área de marketing, com suas características e objetivos bem definidos.

Mas neste post veremos que ambos coexistem entre si, sendo essenciais para visibilidade das marcas e aumento nas vendas, é claro.

Inbound Marketing: transformando visitantes em clientes e fãs da sua marca.

O universo do Inbound Marketing (ou Marketing de Conteúdo) é o digital.

Nele, é o cliente que vem até a marca, através de conteúdos relevantes oferecidos em sites (ou landing pages), blogs (como este, da Fourmi) ou redes sociais, como o YouTube, Facebook, Instagram e LinkedIn, entre outras.

Ao acessar estes conteúdos, os visitantes passam por um processo chamado Funil, onde, através do relacionamento com a marca (conteúdo), ele pode se tornar de fato um cliente (ou até mesmo promotor do seu produto ou serviço, como veremos mais à frente).

O Funil é dividido em quatro etapas/funções:

1- Atrair

Através de um canal digital, a marca cria conteúdos relevantes para determinado público, tornando-os visitantes regulares.

2- Converter

Ao oferecer um e-book, por exemplo, você recebe em troca informações importantes que transformam o visitante no que chamamos de lead.

3 Vender
Após “nutrir” os leads com conteúdos relevantes é identificado o momento ideal para uma oferta de compra, conforme sua interação e interesse.

Ah, alguns leads viram compradores, outros não. É normal este processo, pois ele é cíclico!

4 – Encantar
Este é o momento de encantar o cliente, fidelizando-o. Imagine só um cliente que adorou tanto a experiência de compra que decidiu tirar uma foto com o produto! Nada mais valioso para uma marca do que propagar a história de um cliente satisfeito (na internet isso faz TODA a diferença).

Principais benefícios e características do Inbound Marketing

Por conta do relacionamento, é possível aumentar consideravelmente a percepção da sua marca no ambiente digital, porque gera conversas e humaniza as suas mensagens.

Através da segmentação por públicos específicos e análise dos resultados é possível ser mais assertivo quanto às ações realizadas.

O investimento de uma marca em Inbound Marketing é então significantemente mais baixo que meios convencionais de Outbound Marketing (comerciais de TV, por exemplo).

Outbound Marketing: ou propaganda tradicional

O Outbound é a propaganda tradicional, onde a marca vai até o cliente.

Isso acontece através de comerciais de televisão, outdoors, anúncios em revista, banners e folhetos, entre muitos outros materiais.

Veja aqui um case da Fourmi para a Seja Digital. Ele faz parte do universo de Outbound Marketing, rodou o Brasil e foi um sucesso!

É um formato valorizado por muitos consumidores, e realça a credibilidade da marca. Sua característica é ser mais impessoal e amplo, uma vez que não escolhemos, de certa forma, qual perfil de público que será atingido.

Benefícios  e características do Outbound Marketing

A aquisição de clientes costuma ser muito mais rápida e os resultados podem ser imediatos.

Contudo, o valor de investimento é consideravelmente mais alto em comparação com o Inbound Marketing.

Geralmente, o Outbound Marketing é recomendado às marcas com um certo reconhecimento no mercado, já que pessoas dos mais variados perfis de compra serão impactadas e a mensagem precisa ser certeira.

Por ora é só. 😉

Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais sobre essas duas importantes formas de levar a sua marca até o cliente! Elas coexistem, e escolher entre uma campanha Inbound ou Outbound depende unicamente do momento da sua marca e dos seus objetivos.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Leia Também

GABRIELA GABERLOTTI
Head de Motion

Motion designer e diretora de arte, hoje é responsável pelo time de audiovisual da agência. Conta com uma experiência de 6 anos na área da publicidade, integrou um coletivo de arte na Irlanda e é apaixonada por ilustração.

SOFIA BARACAT
Head de Atendimento

Com 20 anos de experiência no mercado de comunicação, trabalhou em agências de Campinas, São Paulo e também no ambiente corporativo. 

Na área de Atendimento atuou com clientes de diferentes segmentos como educação, automotivo, EPI, papel e celulose, veterinário e telefonia. 

sofia.baracat@fourmi.com.br

FERNANDO QUEIROZ
Diretor financeiro

 Executivo com longa carreira em grandes empresas, há 5 anos na agência, atua em toda área administrativa e financeira, incluindo infraestrutura e aquisições de novos negócios.

fernando.queiroz@fourmi.com.br
+55 19 99117-2559

MARCIO ERBRECHT
Fundador e diretor de criação

Entre suas características, as que mais ajudaram na cultura da agência foram sua habilidade em liderança, dedicação em ensinar e facilidade em criar. Aliás, criatividade está em sua formação e vocação. Tem mais de 20 anos em experiência com criação, 3D e toda sua memória em reuniões são marcadas pelas linhas de suas ilustrações.

marcio.erbrecht@fourmi.com.br
+55 19 99250-3876

RENATA MERCIER
Diretora executiva e de relacionamento

Sócia na agência com 15 anos de experiência na área da comunicação, Renata planejou a Fourmi para ser uma agência extensão do cliente, isso porque atuou, em grande parte de sua carreira, na gestão de marketing e comunicação de grandes empresas. Entre suas responsabilidades, está à frente do time de Atendimento.

renata.mercier@fourmi.com.br
+55 19 99495-1940