Desafio: produzir 5 filmes de campanha e 5 shootings, em meio à pandemia, com prazo curto e mobilização de mais de 50 profissionais e 5 estudantes do país inteiro.
1º recebemos o desafio de produzir filmes para a campanha de histórias reais de 5 estudantes da Platos.
2º o primeiro passo foi o planejamento: mobilizar os estudantes do país inteiro, em meio à pandemia. Essa foi a etapa mais preocupante do projeto – seguimos os protocolos de segurança e organizamos a vinda dos estudantes para Campinas, no set de gravação. Após esse primeiro passo, o planejamento visava organizar toda a equipe da filmagem e do shooting para a realização da produção em apenas 3 dias! Fizemos inúmeras reuniões de cronograma de filmagem, organização do set, agenda do dia e checklist.
3º 6 meses antes da produção, o trabalho começou com o acompanhamento da seleção de milhares de histórias de alunos que se inscreveram para protagonizar as campanhas.
4º depois desse acompanhamento, conhecemos as histórias e os alunos, via reuniões virtuais. Aqui se deu o maior desafio para a nossa diretora de produção: criar um vínculo com cada aluno, a distância e a poucos dias da gravação, além de estudar e perceber as melhores falas, os trejeitos, os vícios de linguagem e o fato mais marcante que engrandeceria os filmes.
5º apoio na construção do roteiro, mote das campanhas e roteiro de condução de perguntas para que os alunos entregassem as histórias com veracidade e, ao mesmo tempo, conquista de encantamento do público.
6º definição de cenário e figurino: mais uma vez, os desafios da pandemia e da distância trouxeram mais complexidade para a etapa. Em uma única reunião de figurino, nossa equipe precisou se organizar, entender e providenciar figurino que deixasse os estudantes confortáveis, que tivesse sinergia com as marcas das faculdades e que criasse proximidade com o público-alvo. Nesta fase, acertamos em cheio, o jargão “caiu como uma luva” cairia bem aqui: todos os figurinos serviram perfeitamente nos alunos e cumpriram suas funções nos filmes e shootings.
Já em relação ao cenário, o desafio foi tão complexo quanto o de figurino. Para evitar deslocamentos, o ambiente era único, mas precisava distinguir para 5 filmes diferentes, com 3 marcas distintas. Por isso, todo objeto de cena e planejamento de locais foram necessários para que cada filme tivesse um cenário exclusivo e personalizado de acordo com as histórias.
7º organização de alimentação, máscaras e testes de Covid-19 para garantir que toda a equipe e envolvidos estivessem testado negativo para a doença. Mais uma vez, a organização do backstage foi impecável. Todos os alimentos foram higienizados e devidamente servidos em condições que mantivessem as pessoas distantes umas das outras. As máscaras foram trocadas de 2 em 2 horas, para garantia de um dos protocolos de segurança. E o Laboratório Vital Brazil foi contratado e parceiro para a realização de testes antes, durante e no final dos 3 dias de gravação, além de realizar um acompanhamento de 15 dias para analisar possíveis sintomas da Covid-19. 100% certo, seguro e confiável. Todos testaram negativo e, durante os 15 dias, não apresentaram sintomas da doença.
8º a gravação. 3 dias de pura concentração e sincronia de equipe. O set tinha 1 diretora de produção para conduzir as histórias para os filmes, 1 profissional de edição de filme para apoio na condução da produção, 3 profissionais de câmeras, 1 diretor de fotografia, 1 profissional de áudio, 2 profissionais de cenografia e figurino, 1 maquiadora, 1 coordenadora de set, 1 diretor geral, 2 fotógrafos, 1 diretor de produção de shooting, 1 representante do cliente, 3 parceiros de agência responsáveis pela criação dos motes de campanha, 1 técnico geral de instrumentos, 1 laboratório para os testes, 1 restaurante para as refeições e os 5 alunos com suas histórias que emocionaram toda a equipe envolvida: Bruno, Renata, Adriana, Rafael e Allan. 3 marcas, 5 filmes, 5 shootings, 3 dias históricos.
Acompanhe a seguir o vídeo de making off e os filmes das histórias reais de alunos da Anhanguera, Pitágoras e Unopar:
Algumas fotos de making off e das campanhas:
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