Campanha Retomada do
Desenvolvimento

.CONTEXTO

Em julho de 2022, a SOS Mata Atlântica divulgou um importante documento chamado “Retomar o Desenvolvimento” com destino às candidaturas das eleições daquele ano.
O documento trazia propostas urgentes relacionadas à conservação do meio ambiente e à mitigação das mudanças climáticas.
O objetivo da campanha foi impactar governantes e parlamentares para incluírem as macro propostas urgentes para o meio ambiente dentro de seus programas de governo.
Além disso, também conscientizar eleitores para levarem essas pautas em consideração nas eleições.

.IDEIA

Pensando em 4 públicos estratégicos para esta ação (políticos e parlamentares, setor privado, influenciadores e eleitores) criamos uma série de 9 vídeos com os temas abordados nessa carta. O ponto focal da campanha era alertar às candidaturas sobre a importância de colocar tais temas nas suas pautas, caso fossem elegidos, e mostrar à sociedade como é importante utilizar seu voto de forma consciente, elegendo candidaturas preocupadas com o futuro da Mata Atlântica e, consequentemente, com o futuro do nosso país. Trabalhamos com 3 ondas de comunicação, durante os meses de agosto e setembro. Iniciamos as ondas com a publicação dos vídeos nas redes sociais da SOS, partimos para a segunda fase de convocação com apoio de postagens estáticas e animadas (infográficos, gif etc) nas redes e finalizamos a ação com a estratégia de Remarketing, com mensagens de reforço sobre a importância da conservação da Mata Atlântica.
Ao total foram 70 publicações, segmentadas no Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn, TikTok e ações de disparo via WhatsApp.

.RESULTADO

A campanha obteve aderência em todas as redes sociais, prevalecendo o sentimento positivo dos usuários perante as publicações realizadas.
O Facebook foi a plataforma que obteve um bom desempenho, considerando o alcance e o engajamento do público impactado. Apesar de não possuir a mesma capilaridade, o Instagram também se mostrou como um bom canal para compartilhar conteúdos que geram conexões com a comunidade. O Youtube foi a rede que obteve o maior número de visualizações, isso se dá pela boa performance da plataforma unida ao impulsionamento de mídia feito.
Em números:
- Alcance de 1.259.862 pessoas - sendo gasto apenas R$ 0,01 por pessoa impactada (CPR).
- Média alta de engajamento na campanha de 5,5%, considerando performance de 6 redes.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2022
Anunciante: SOS Mata Atlântica
Título: Retomada do Desenvolvimento
Produto: Políticas Ambientais
Gerente de Políticas Ambientais: Malu Ribeiro
Gerente de Marketing: Afra Balazina
Equipe de Marketing: Matheus Mussolin

Head de Planejamento: Gabriela Mizobe
Head de Criação: Willian Peachazepi
Head de Redação: Thiago Monferdini
Head de Motion: Anne Lodi
Planejamento: Fabíola Barros
Equipe Digital: Paulo e Rachel Bracony
Direção de Arte: Flávia Molena

Locução: Manuela Gomes
Revisão: Sawara Brasil, Daniele Robert e Carola
Atendimento: Viviane Sasaki

OUTROS TRABALHOS

A sua empresa pode ser o nosso próximo case.

Vamos falar sobre parceria?

GABRIELA GARBELOTTI
Head de motion

Motion designer e diretora de arte, hoje é responsável pelo time de audiovisual da agência. Conta com uma experiência de 6 anos na área da publicidade, integrou um coletivo de arte na Irlanda e é apaixonada por ilustração.

SOFIA BARACAT
Head de atendimento

Com 20 anos de experiência no mercado de comunicação, trabalhou em agências de Campinas, São Paulo e também no ambiente corporativo. 

Na área de Atendimento, atuou com clientes de diferentes segmentos como educação, automotivo, EPI, papel e celulose, veterinário e telefonia. 

sofia.baracat@fourmi.com.br

FERNANDO QUEIROZ
Diretor financeiro

 Executivo com longa carreira em grandes empresas, há 5 anos na agência, atua em toda a área administrativa e financeira, incluindo infraestrutura e aquisições de novos negócios.

fernando.queiroz@fourmi.com.br
+55 19 99117-2559

MARCIO ERBRECHT
Fundador e diretor de criação

Entre suas características, as que mais ajudaram na cultura da agência foram: sua habilidade em liderança, dedicação em ensinar e facilidade em criar. Aliás, criatividade está em sua formação e vocação. Tem mais de 20 anos de experiência com criação, 3D e toda a sua memória em reuniões é marcada pelas linhas de suas ilustrações.

marcio.erbrecht@fourmi.com.br
+55 19 99250-3876

RENATA MERCIER
Diretora executiva e de relacionamento

Sócia na agência com 15 anos de experiência na área da comunicação, Renata planejou a Fourmi para ser uma agência extensão do cliente, isso porque atuou, em grande parte de sua carreira, na gestão de marketing e comunicação de grandes empresas. Entre suas responsabilidades, está à frente do time de Atendimento.

renata.mercier@fourmi.com.br
+55 19 99495-1940