fbpx
Escolha uma Página

#PraCegoVer – O que você precisa SABER sobre este movimento!

23.nov | SOCIAL MEDIA

Se você antenado das Redes Sociais, seja por diversão ou profissão, tem visto a hashtag #PRACEGOVER pelas páginas que navega e não entendeu de onde ela veio, esse artigo é para você!

A professora baiana Patrícia Braille, que trabalha com educação especial e tem muitos amigos cegos¹, sempre sentiu a necessidade de incluir legenda de descrição nas fotos que compartilhava em seu blog e Redes Sociais. Para quem não conhece a realidade de um deficiente visual fiquem sabendo que eles também navegam na internet, utilizando recursos de leitura de tela (como o Jaws, NVDA, DoxVox, entre outros), porém, estas ferramentas não leem ou descrevem fotos, por essa razão a descrição de imagens no post faz tanto sentido.

E foi pensando nisso e para melhorar o entendimento desta audiência especial, que a hashtag #PraCegoVer foi incorporada antes da descrição como forma de deixar claro o motivo do texto, separando melhor a legenda da foto da descrição da imagem. Algumas marcas, empresas em geral e instituições já aderiram ao movimento e criaram suas próprias Tags de acessibilidade.

Se você empresário, profissional da comunicação ou interessado quer alcançar esta audiência também, a Patrícia Braille criou uma página dedicada somente a este assunto no Facebook e lá tem um post fixo falando sobre COMO USAR essa hashtag corretamente.

Uma iniciativa simples, inovadora e transformadora! Vale a pena prestigiar a página, se atentar as dicas pertinentes que a Patrícia trás no post fixo e disseminar essa cultura de inclusão.

¹Mais de 6,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual no Brasil, sendo que mais de 585 mil são completamente cegas.

Por Natália Caracho

Compartilhe

LEIA TAMBÉM

Dia da Informática

Imagine como seria a sua vida sem a ajuda da informática? Confira algumas mudanças que fazem parte de um passado recente e transformaram nossas vidas para melhor.

Dia do Revisor

Hoje é o Dia do Revisor! E queremos contar para você tudo sobre esta profissão que vai muito além da ortografia.

@fourmipublicidade

ACOMPANHE NO INSTAGRAM