Diga, futuro! O que tu reservas à criatividade?

Cartas abertas sobre a mesa, quais previsões a bola de cristal pode trazer para o destino da criatividade? 

Essa bem que poderia ser uma pergunta respondida por um guru das projeções futuras. Porém, iremos nos contentar mesmo é com os estudos desenvolvidos a fim de trazer algumas possíveis respostas. 

Vivemos em uma realidade com uma expansão avassaladora de informações e de dados. Acesso ilimitado e excesso de informações que nos fazem chegar a um lugar de incertezas sobre o que criamos, a ponto de termos a sensação de que tudo já foi dito ou feito, nada é novo. 

Alguns dados, inclusive, ajudam a alimentar essa sensação: 

  • A cada minuto, 500 horas de conteúdos são publicados no Youtube
  • 15% de todas as buscas diárias do Google nunca foram feitas antes
  • 90% dos dados disponíveis foram gerados nos últimos 2 anos 

Isso se dá pela infinidade de possibilidades de execução que alcançam níveis muito complexos. Tão intensos, que quase não conseguimos acompanhar.  

Nesse cenário, está o criativo (creator) que busca desenvolver o seu trabalho mantendo distância do lugar obsoleto que insistem em colocá-lo. Além disso, tenta driblar a cultura do desempenho com a cobrança latente por resultados e, ainda, precisa se reinventar para utilizar as novas ferramentas a seu favor. 

Todos esses pontos são desafios existentes no marketing atual que se moldam às necessidades e à maximização das soluções criativas. 

Mesmo que tudo isso não pareça trazer uma resposta sobre o futuro da criatividade, é perceptível que a criação passa por alguns vieses necessários para bons resultados. Aqui falamos de transferência de emoção, ou seja, falamos além da mensagem. Precisamos desenvolver pensando com a cabeça do outro, transferindo sentimentos e levando em consideração os diversos pontos de vista. 

No momento em que vivenciamos uma possível dominação da IA (inteligência artificial) frente à criatividade, nos aproximamos cada vez mais do que apenas o ser humano é capaz de descrever tão bem: a emoção. 

A criatividade é a habilidade mais importante de todos os tempos, e isso já pode ser melhor percebido. 

Pode não estar escrito nas estrelas, mas as 6 projeções para o futuro da criatividade que foram elaboradas durante um evento chamado Think Creative nos diz:

  1. Criar a partir do ponto de vista e da emoção das pessoas. O novo POV, o ponto de 

vista das pessoas;

  1. Abrir mão do protagonismo da criação como algo unicamente centralizado;
  1. A boa ideia é individualmente autêntica, coletiva, rompedora e gera ação;
  1. Não existem métricas de sucesso novas sem mudar as estruturas criativas;
  1. Respeito às origens e à originalidade das ideias;
  1. Vai mudar tudo. De novo. Abraçar o não controle de tudo.

Revelações feitas, podemos dizer que os astros podem nos ajudar? Isso ainda não descobrimos, porém já temos alguns caminhos a seguir. 

Fontes:
Google Internal Data
IBM Marketing Cloud
Estamos vivendo a era do Renascimento Criativo – Think with Google

Compartilhe este post

Leia Também

GABRIELA GARBELOTTI
Head de motion

Motion designer e diretora de arte, hoje é responsável pelo time de audiovisual da agência. Conta com uma experiência de 6 anos na área da publicidade, integrou um coletivo de arte na Irlanda e é apaixonada por ilustração.

SOFIA BARACAT
Head de atendimento

Com 20 anos de experiência no mercado de comunicação, trabalhou em agências de Campinas, São Paulo e também no ambiente corporativo. 

Na área de Atendimento, atuou com clientes de diferentes segmentos como educação, automotivo, EPI, papel e celulose, veterinário e telefonia. 

sofia.baracat@fourmi.com.br

FERNANDO QUEIROZ
Diretor financeiro

 Executivo com longa carreira em grandes empresas, há 5 anos na agência, atua em toda a área administrativa e financeira, incluindo infraestrutura e aquisições de novos negócios.

fernando.queiroz@fourmi.com.br
+55 19 99117-2559

MARCIO ERBRECHT
Fundador e diretor de criação

Entre suas características, as que mais ajudaram na cultura da agência foram: sua habilidade em liderança, dedicação em ensinar e facilidade em criar. Aliás, criatividade está em sua formação e vocação. Tem mais de 20 anos de experiência com criação, 3D e toda a sua memória em reuniões é marcada pelas linhas de suas ilustrações.

marcio.erbrecht@fourmi.com.br
+55 19 99250-3876

RENATA MERCIER
Diretora executiva e de relacionamento

Sócia na agência com 15 anos de experiência na área da comunicação, Renata planejou a Fourmi para ser uma agência extensão do cliente, isso porque atuou, em grande parte de sua carreira, na gestão de marketing e comunicação de grandes empresas. Entre suas responsabilidades, está à frente do time de Atendimento.

renata.mercier@fourmi.com.br
+55 19 99495-1940