Ainda: 4 dicas para sua marca aproveitar essa oportunidade.
Em todo o mundo, a Black Friday é uma das datas comerciais mais aguardadas, seja pelos consumidores, os lojistas ou pelas marcas.
Aliás, a sua marca está preparada para essa oportunidade?
Neste post, a ideia é informar sobre a data e seus números, além de trazer 4 dicas de comunicação para aumentar as vendas. Vamos lá! 😉
O QUE É
A Black Friday acontece nos EUA sempre na última sexta-feira de novembro, após o Dia de Ação de Graças.
A data é tão aguardada que por isso as promoções passaram a durar todo o mês de novembro.
O Dia de Ação de Graças, que antecede o Natal, ajudou a criar o imaginário de consumo americano em torno das promoções.
BLACK FRIDAY NO BRASIL
Por aqui, a Black Friday já começou pela internet, em 2010. Desde então, ano a ano a data traz números crescentes (e impressionantes!) nas vendas de e-commerce.
Só em 2018, houve um crescimento de 23% no faturamento, atingindo cerca de 2,6 bilhões de reais. O valor do ticket médio também subiu, chegando em R$ 608 em compras*.
Este ano, por conta da pandemia, as marcas irão focar ainda mais na experiência de compra online, além de campanhas de comunicação para este universo.
4 DICAS PARA SUA MARCA APROVEITAR A BLACK FRIDAY
Como a minha marca pode aproveitar a Black Friday?
No Brasil, as promoções da Black Friday acontecem em lojas físicas, mas o universo digital oferece oportunidades gigantescas para o aumento das vendas.
Confira aqui 4 dicas para a sua marca ativar uma promoção para essa época.
Invista em Marketing de Conteúdo
Por conta da pandemia, as pessoas estão usando (ainda mais) a internet, por isso criar relações e conversas neste ambiente é fundamental. Através de conteúdos específicos para as redes sociais, por exemplo, podemos construir uma ponte entre o consumidor e os produtos em promoção nessa Black Friday.
1 – Crie comunicações via e-mail e WhatsApp
Estes contatos estão mais próximos da sua marca. Crie imagens chamativas e que ressaltem as ofertas em destaque. Não se esqueça do link para o produto, compra ou mais informações.
2- Posts no Facebook e/ou Instagram
Em segundo lugar colocamos a importância das redes sociais. As pessoas estão em busca de oportunidades únicas. Divulgue as suas ofertas de maneira criativa, ora focando o preço, ora fazendo um vídeo mostrando o produto, por exemplo. Conte histórias!
3 – Pensar no ambiente offline?
A princípio, investir em comunicações offline, como cartazes, folhetos, totens e banners, entre outros formatos, depende muito do momento do seu negócio atualmente. A sua loja física está funcionando normalmente? Talvez seja válido apostar nessa experiência de compra porque muitos produtos são buscados nas lojas para serem vistos de perto.
4 – Seja coerente ao ativar todas as comunicações
A promoção é importante, mas a qualidade dos materiais também. Portanto pense em uma identidade visual para todas as peças, variando seus formatos e mensagens.
Esperamos que agora a sua marca esteja mais próxima das oportunidades que a Black Friday oferece!
*Fonte: Terra notícias