Diante das instabilidades enfrentadas pelos consumidores mais jovens em tempos de crise, sejam elas políticas ou econômicas, é comum que busquem escapar desses momentos através da procura constante por alegria e romantismo. Essas experiências podem ser aproveitadas por grandes marcas como estratégias de marketing, adaptando-se rapidamente às mudanças e ao modo como as pessoas percebem o mundo, criando assim conexões mais profundas. Essa nova abordagem é denominada Metamodernismo.
Mas afinal o que realmente é o Metamodernismo?
O termo no mundo do marketing significa contar histórias verdadeiras para que as pessoas se identifiquem. As marcas não querem apenas vender, mas também criar conexões emocionais com os clientes. Uma coisa interessante é que o Metamodernismo no marketing usa muitos estilos diferentes, às vezes de forma engraçada. Isso ajuda as marcas a se adaptarem às mudanças rápidas e a se tornarem mais memoráveis.
Tudo isso começou em 2022 com um crescimento acelerado de produtos e personalidades que trazem consigo narrativas verdadeiras ou críticas fortes, como o ganhador do Oscar com o filme “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” e o sucesso de bilheteria do ano, “Barbie”. Ambos os filmes possuem narrativas críticas que geraram impacto entre os jovens.
Público-alvo e novas estratégias
Entre os públicos que gostam de se sentir conectados a marcas com assuntos que interessam, os principais impactados são os jovens das gerações Z e Alfa que interagem mais nas redes sociais. Muitas marcas já estão produzindo conteúdos específicos para cada público e rede social. Por exemplo, a rede Tik Tok é composta, em sua maioria, por jovens da geração Z. Isso é ainda mais evidente com a hashtag “#RomanticiseYourLife” no TikTok, que possui mais de 1,7 bilhão de visualizações, na qual as pessoas mostram suas rotinas, minivlogs e, às vezes, produtos que podem ser utilizados para facilitar o dia a dia. Uma ação que deu muito certo foi a do McDonald’s na Colômbia, chamada de “Um Segundo de Felicidade”, na qual foram exibidas fotos de clientes reais recebendo seus pedidos, tiradas pela equipe de entrega, para posicionar a marca como aquela em que “a felicidade leva apenas um segundo”.
Sendo assim, o Metamodernismo vem crescendo no marketing como uma forma nova das marcas se conectarem às pessoas, contando histórias verdadeiras, utilizando estilos diferentes e buscando a participação de clientes reais. Para isso, as empresas precisam se levar menos a sério, dependendo de seu setor, criando maiores conexões e diminuindo a distância entre seus clientes. Campanhas com memes utilizando clientes reais são uma forma de captar e chamar a atenção do mercado.
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