#PraCegoVer – O que você precisa SABER sobre este movimento!

Se você antenado das Redes Sociais, seja por diversão ou profissão, tem visto a hashtag #PRACEGOVER pelas páginas que navega e não entendeu de onde ela veio, esse artigo é para você!
Se você antenado das Redes Sociais, seja por diversão ou profissão, tem visto a hashtag #PRACEGOVER pelas páginas que navega e não entendeu de onde ela veio, esse artigo é para você! A professora baiana Patrícia Braille, que trabalha com educação especial e tem muitos amigos cegos¹, sempre sentiu a necessidade de incluir legenda de descrição nas fotos que compartilhava em seu blog e Redes Sociais. Para quem não conhece a realidade de um deficiente visual fiquem sabendo que eles também navegam na internet, utilizando recursos de leitura de tela (como o Jaws, NVDA, DoxVox, entre outros), porém, estas ferramentas não leem ou descrevem fotos, por essa razão a descrição de imagens no post faz tanto sentido. E foi pensando nisso e para melhorar o entendimento desta audiência especial, que a hashtag #PraCegoVer foi incorporada antes da descrição como forma de deixar claro o motivo do texto, separando melhor a legenda da foto da descrição da imagem. Algumas marcas, empresas em geral e instituições já aderiram ao movimento e criaram suas próprias Tags de acessibilidade. Se você empresário, profissional da comunicação ou interessado quer alcançar esta audiência também, a Patrícia Braille criou uma página dedicada somente a este assunto no Facebook e lá tem um post fixo falando sobre COMO USAR essa hashtag corretamente. Uma iniciativa simples, inovadora e transformadora! Vale a pena prestigiar a página, se atentar as dicas pertinentes que a Patrícia trás no post fixo e disseminar essa cultura de inclusão. ¹Mais de 6,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual no Brasil, sendo que mais de 585 mil são completamente cegas. Por Natália Caracho

Compartilhe este post

Leia Também

GABRIELA GARBELOTTI
Head de motion

Motion designer e diretora de arte, hoje é responsável pelo time de audiovisual da agência. Conta com uma experiência de 6 anos na área da publicidade, integrou um coletivo de arte na Irlanda e é apaixonada por ilustração.

SOFIA BARACAT
Head de atendimento

Com 20 anos de experiência no mercado de comunicação, trabalhou em agências de Campinas, São Paulo e também no ambiente corporativo. 

Na área de Atendimento, atuou com clientes de diferentes segmentos como educação, automotivo, EPI, papel e celulose, veterinário e telefonia. 

sofia.baracat@fourmi.com.br

FERNANDO QUEIROZ
Diretor financeiro

 Executivo com longa carreira em grandes empresas, há 5 anos na agência, atua em toda a área administrativa e financeira, incluindo infraestrutura e aquisições de novos negócios.

fernando.queiroz@fourmi.com.br
+55 19 99117-2559

MARCIO ERBRECHT
Fundador e diretor de criação

Entre suas características, as que mais ajudaram na cultura da agência foram: sua habilidade em liderança, dedicação em ensinar e facilidade em criar. Aliás, criatividade está em sua formação e vocação. Tem mais de 20 anos de experiência com criação, 3D e toda a sua memória em reuniões é marcada pelas linhas de suas ilustrações.

marcio.erbrecht@fourmi.com.br
+55 19 99250-3876

RENATA MERCIER
Diretora executiva e de relacionamento

Sócia na agência com 15 anos de experiência na área da comunicação, Renata planejou a Fourmi para ser uma agência extensão do cliente, isso porque atuou, em grande parte de sua carreira, na gestão de marketing e comunicação de grandes empresas. Entre suas responsabilidades, está à frente do time de Atendimento.

renata.mercier@fourmi.com.br
+55 19 99495-1940