fbpx
Escolha uma Página

5 passos para organizar o marketing da sua empresa

26.set | JOB DA CASA

Independente do tamanho de seu negócio, ter em mãos um bom plano de marketing é conhecer profundamente a sua empresa. Logo, o planejamento de marketing auxilia no controle de gastos e no registro de todas as ações necessárias para aumentar o seu número de vendas. 

1# Passo – Análise de Ambiente (o seu mercado) 

O ambiente de marketing está constantemente apresentando novas oportunidades e ameaças, assim sendo monitorar, compreender e adaptar-se ao ambiente é fundamental.

Em um cenário de rápidas transformações, a empresa deve monitorar seis forças importantes. Iremos vê-las a seguir. 

Logo de início, temos o Ambiente Demográfico onde monitoramos a população, pois as pessoas representam os mercados. Podemos ter como alguns dos principais fatores, o crescimento da população, grau de escolaridade, padrões de moradia, etnia, sexo, idade, estado civil, religião etc.

O segundo é o Econômico, nele monitoramos o poder de compra da população, pois os padrões de renda da sociedade influenciam o consumo do seu mercado. Podemos analisar fatores como a distribuição de renda, inflação, PIB, poupança, entre outros. 

Partindo para o Ambiente Natural, é onde deve-se analisar o impacto das forças e/ou recursos naturais nas empresas. Podemos dizer que fatores naturais podem estar atrelados à escassez de matérias-primas, ao próprio custo de energia, aos níveis de poluição, às mudanças climáticas etc.

O próximo da fila é o Ambiente Tecnológico, onde a análise é feita sobre o impacto das mudanças tecnológicas nos padrões de consumo e nas formas de produção, podendo ter como fatores a velocidade das mudanças tecnológicas, as oportunidades de inovação e os investimentos em pesquisa.

Logo em seguida, temos o Ambiente Político-Legal, onde vemos o impacto das leis e pressões políticas sobre os negócios da empresa. É por meio dessa análise que tomamos consciência sobre as leis que afetam as empresas e regulamentações.

Por último, o Ambiente Sociocultural, aquele que diz respeito às crenças, aos valores e às atitudes que influenciam nas formas de consumo da sociedade. Observamos fatores como a relação das pessoas e os seus valores culturais até os seus hábitos de consumo.
 

2# Passo – Entendendo quem são os seus clientes 

Chegou a hora de falar a mesma língua que o seu cliente, mas como fazer isso de uma forma que percebam o valor sobre o seu produto ou serviço? 

É agora que precisamos conhecer quem é o seu público-alvo. E para que a nossa estratégia dê certo é importante entender:

  • Os seus desejos;
  • As suas necessidades;
  • Os seus interesses;
  • Os seus hábitos de consumo. 

Esse nível de informação nos deixa mais próximos das pessoas e permite a construção de uma série de estratégias para fortalecer ainda mais esse relacionamento.
 
3# Passo – Análise dos Concorrentes 

Você já parou para pensar na importância de analisar seus concorrentes? Conhecer e analisar a concorrência são ações importantes para o mundo dos negócios. Preço, qualidade e formas inovadoras de disponibilizar um produto ou serviço destacam-se nesse cenário competitivo. 

Mas como proceder com essa análise? O empreendedor deve primeiramente conhecer as próprias características, aquelas referentes aos produtos que comercializa, ao seu porte, aos locais e às capacidades de atendimento. 

Depois é que se compara com outras empresas que possuem características idênticas ou semelhantes. Existem diversos aspectos que podem ser examinados na concorrência, por exemplo, o bom entendimento de seus objetivos estratégicos e metas futuras. 

A avaliação das suas estratégias atuais e sua forma de competir, o modo como o concorrente reage aos seus movimentos e a de outros concorrentes, e se eles estão satisfeitos no local que ocupam no setor. 

Para além desses fatores, será dado enfoque à análise das capacidades dos concorrentes procurando verificar quais os seus pontos fortes e fracos em diferentes aspectos do seu negócio. Elaborando uma visão realista desses pontos, você poderá determinar qual a capacidade que eles detêm para iniciar ou reagir a um movimento estratégico.
 

4# Passo – Definindo as Estratégias (plano de ação) 

Fazer o planejamento estratégico e atingir resultados depende muito da dedicação do empreendedor em transformar objetivos em estratégias e estas, por sua vez, em um conjunto de ações, por isso é tão importante o alinhamento dessas três áreas citadas acima. 

  1. Dedique tempo para entender o planejamento estratégico;
  2. Trace os objetivos gerais que envolvem a sua empresa;
  3. Tenha uma estratégia geral, ou seja, como a empresa pretende chegar lá;
  4. Construa objetivos e estratégias funcionais, relacionados a cada departamento da empresa, detalhando como os objetivos funcionais serão alcançados;
  5. Estabeleça listas de atividades para as estratégias e, para cada atividade, elabore um plano de ação;
  6. Siga as etapas e seus objetivos, assim, as estratégias e os planos de ação estarão alinhados;
  7. Acompanhe as ações. 

Busque resultados significativos, mas com objetivos bem definidos e estratégias únicas.
 

5# Passo – Estabelecendo o Cronograma 

Nessa hora, monitoramos a duração de cada uma das ações, e claro que os resultados e também os recursos necessários durante a utilização devem ser colocados no papel. E dê preferência a todas as informações documentadas. 

Quando não se tem nada disso registrado, fica bem complicado avaliar o que deu certo e o que não deu. Vale ressaltar que todo plano de marketing não tem obrigatoriamente um fim, pois é recomendado que o mesmo seja revisado, refeito e até atualizado. 

Acompanhe nossas redes e confira muito mais do mundo publicitário! Fourmi, a parceira do seu negócio!

 

Compartilhe

LEIA TAMBÉM

Dia da Informática

Dia da Informática

Imagine como seria a sua vida sem a ajuda da informática? Confira algumas mudanças que fazem parte de um passado recente e transformaram nossas vidas para melhor.

Dia do Revisor

Dia do Revisor

Hoje é o Dia do Revisor! E queremos contar para você tudo sobre esta profissão que vai muito além da ortografia.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

@fourmipublicidade

ACOMPANHE NO INSTAGRAM