Por causa de tantas dúvidas que o Fake News nos causa, a maior certeza que temos hoje é que os cientistas e pesquisadores querem encontrar a cura para o coronavírus. Dessa forma, no mundo todo, há diversas pesquisas sendo realizadas por renomados estudiosos sobre os antivirais que podem atacar diretamente o vírus, além de vacinas preventivas. Porém, nós sabemos que o caminho é longo até que tudo seja comprovado e testado com segurança para ser disponibilizado a todos.
Enquanto isso, na internet, muitas notícias e informações circulam e boa parte delas são FAKE NEWS. Nesse sentido, queremos que você fique atento! Mas, você deve estar se perguntando: por que as notícias falsas são tão perigosas? Muitas delas estão sendo compartilhadas e envolvem substâncias prejudiciais para o nosso corpo se ingeridas como: água com prata ou água prateada, como está sendo chamada, óleos essenciais e até remédios placebos.
Sempre que você receber uma notícia por WhatsApp ou até ser impactado na internet e ficar na dúvida se é verdade ou mentira, você pode mandar um Zap! É isso mesmo, ficou curioso?
O Ministério da Saúde adverte
O Ministério da Saúde, com o intuito de combater as fake news sobre a Covid-19, disponibilizou um número de WhatsApp para a população enviar mensagens. O canal é um espaço exclusivo para receber as informações virais que deverão ser apuradas pelos técnicos. Após análise, eles vão dizer se é verdade ou mentira.
Envie mensagens, textos ou imagens que você recebe nas redes sociais para confirmar se, de fato tais informações são verídicas antes de compartilhá-las. Salve o número nos seus contatos e use sempre que precisar: (61) 99289-4640.
Bem como o Ministério da Saúde, outro canal para se manter sempre atualizado com informações confiáveis é a Folha de S.Paulo. O jornal, em parceria com o Spotify, criou o podcast Plantão Coronavírus. De segunda a sexta-feira, a partir das 18 horas, são publicados boletins de até 5 minutos sobre a pandemia.
Fontes:
BBC News
Jornal Folha de S.Paulo
Ministério da Saúde