COMO OS MILLENNIALS E GEN Z ESTÃO IMPACTANDO O MUNDO

“Millennials” e “Geração Z” são os termos utilizados para quem nasceu nas décadas mais recentes. Os Millennials, a geração que nasceu nos anos 1980, englobando também os nascidos até meados dos anos 1990, e a Geração Z, nomeados como nativos digitais, abrangendo também os que nasceram a partir dos meados da década de 1990.

Essas gerações já chegaram trazendo impactos para a sociedade e uma mudança no pensamento conservador em relação ao trabalho. Os jovens estão buscando um ambiente melhor, com menos estresse e que priorize os seus direitos. A nova geração, principalmente a Geração Z, está cada vez mais preocupada com o impacto social e valores que ajudam a obter uma vida mentalmente e fisicamente saudável. 

O fenômeno mais recente que pode ser citado é o “Quiet Quitting”, em tradução literal: “Demissão Silenciosa”, no qual o colaborador cansado de ser explorado realiza as suas entregas normalmente e com qualidade, porém fazendo o mínimo de esforço. 

Esse fenômeno se deu a partir do entendimento da nova geração em relação às empresas que estão abusando de seus funcionários, com cargas horárias além do permitido e salários que não condizem com a jornada de trabalho, visando um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Outro ponto a ser considerado é a mudança na perspectiva de trabalho pós-pandemia, após 2020, muitos trabalhadores começaram a realizar suas tarefas em home office e a repensar suas vidas cotidianas. Pode-se dizer que os jovens mudaram o modo de pensar quando se diz respeito ao trabalho. Uma pesquisa global da Deloitte apontou que os profissionais dessas gerações valorizam o trabalho remoto e híbrido e que iriam considerar procurar um novo emprego caso fosse solicitado pela organização voltar ao presencial em tempo integral.

Esses movimentos criados por essas gerações foram de extrema importância para obter um olhar mais analítico e também psicológico em relação ao tempo, saúde mental e cansaço físico e emocional. Por muito tempo trabalhadores lidam com sua jornada de trabalho de forma exploratória, muitas vezes, se sobrecarregando e não entendendo o motivo. As conversas e preocupações atuais sobre esse tema mostram o quanto a produtividade não tem relação com o tempo gasto em sua jornada, mas sim com a criatividade, boa execução e, principalmente, a motivação. 

Sendo assim, a nova geração busca cada vez mais alternativas para encontrar um equilíbrio entre suas organizações e vida pessoal, impactando o mercado de trabalho com melhores decisões para o trabalhador no futuro. Você concorda com esta discussão da nova geração? Também está em busca de um ambiente profissional e pessoal cada vez melhor?

Compartilhe este post

Leia Também

GABRIELA GARBELOTTI
Head de motion

Motion designer e diretora de arte, hoje é responsável pelo time de audiovisual da agência. Conta com uma experiência de 6 anos na área da publicidade, integrou um coletivo de arte na Irlanda e é apaixonada por ilustração.

SOFIA BARACAT
Head de atendimento

Com 20 anos de experiência no mercado de comunicação, trabalhou em agências de Campinas, São Paulo e também no ambiente corporativo. 

Na área de Atendimento, atuou com clientes de diferentes segmentos como educação, automotivo, EPI, papel e celulose, veterinário e telefonia. 

sofia.baracat@fourmi.com.br

FERNANDO QUEIROZ
Diretor financeiro

 Executivo com longa carreira em grandes empresas, há 5 anos na agência, atua em toda a área administrativa e financeira, incluindo infraestrutura e aquisições de novos negócios.

fernando.queiroz@fourmi.com.br
+55 19 99117-2559

MARCIO ERBRECHT
Fundador e diretor de criação

Entre suas características, as que mais ajudaram na cultura da agência foram: sua habilidade em liderança, dedicação em ensinar e facilidade em criar. Aliás, criatividade está em sua formação e vocação. Tem mais de 20 anos de experiência com criação, 3D e toda a sua memória em reuniões é marcada pelas linhas de suas ilustrações.

marcio.erbrecht@fourmi.com.br
+55 19 99250-3876

RENATA MERCIER
Diretora executiva e de relacionamento

Sócia na agência com 15 anos de experiência na área da comunicação, Renata planejou a Fourmi para ser uma agência extensão do cliente, isso porque atuou, em grande parte de sua carreira, na gestão de marketing e comunicação de grandes empresas. Entre suas responsabilidades, está à frente do time de Atendimento.

renata.mercier@fourmi.com.br
+55 19 99495-1940