EMPLOYER BRANDING E A DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Com o passar dos anos, diversas áreas do mercado de trabalho foram se moldando e transformando para incluir e diversificar suas maneiras de agir, acreditar e até mesmo trabalhar.
Dentro das empresas, os termos “diversidade e inclusão” ainda é novo, porém já alcança e abrange novas maneiras de enxergar o mercado de trabalho atual.
A importância dos colaboradores em trabalhar em uma empresa que se preocupa com a diversidade aumentou tanto que, segundo o Guia Salarial 2023, 48% dos candidatos a uma vaga de emprego consideram as ações da empresa voltadas à diversidade, equidade e inclusão antes de aceitar a oferta; e 47% questionam sobre a ética e os valores da organização. Pensando nisso, as empresas estão cada vez mais inovando em seu employer branding, desenvolvendo programas e setores a fim de buscar melhorias neste tema.
Mas o que de fato é o employer branding em uma empresa? Basicamente, é a visão pública de uma marca no mercado, mostrando sua visão e valores, como ela é percebida pelos consumidores, colaboradores e investidores, além de mostrar quais são as atividades que destacam seus valores.
Em sua maioria, a visão da marca é muito importante em diferentes aspectos, seja para atrair novos consumidores como também talentos para dentro da empresa, que se reconhecem dentro desses valores. Com o crescimento da preocupação sobre inclusão e diversidade, diversas empresas direcionaram a visão do employer branding para programas de recrutamento de diversos grupos minoritários e criação de comitês a favor da discussão deste tema.
Sua importância é tanta que diversos programas de seleção e recrutamento foram criados somente para diversidade e inclusão e já são realizados por grandes corporações, com o intuito de diminuir a grande diferença em diversos cargos. Além disso, a comunicação inclusiva da marca também pode colaborar para uma percepção positiva tanto para colaboradores como para o público externo, uma linguagem mais inclusiva é muito importante para atrair novos públicos e também para esses públicos se identificarem com os nossos valores.
Já pensou em inserir um departamento de employer branding na sua empresa? Conte conosco para ajudar, o nosso time especializado está preparado para te ajudar em todas as etapas de comunicação!