Antes de tudo, você sabe a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?
Em suma, são universos distintos da área de marketing, com suas características e objetivos bem definidos.
Mas neste post veremos que ambos coexistem entre si, sendo essenciais para visibilidade das marcas e aumento nas vendas, é claro.
Inbound Marketing: transformando visitantes em clientes e fãs da sua marca.
O universo do Inbound Marketing (ou Marketing de Conteúdo) é o digital.
Nele, é o cliente que vem até a marca. Através de conteúdos relevantes oferecidos em sites (ou landing pages), blogs (como este, da Fourmi) ou redes sociais, como o YouTube, Facebook, Instagram e LinkedIn, entre outras.
Ao acessar estes conteúdos, os visitantes passam por um processo chamado Funil. Onde através do relacionamento com a marca (conteúdo), ele pode se tornar de fato um cliente (ou até mesmo promotor do seu produto ou serviço, como veremos mais à frente).
O Funil é dividido em quatro etapas/funções:
1- Atrair
Através de um canal digital, a marca cria conteúdos relevantes para um determinado público, tornando-os visitantes regulares.
2- Converter
Ao oferecer um e-book, por exemplo, você recebe em troca informações importantes que transformam o visitante no que chamamos de lead.
3 – Vender
Logo após “nutrir” os leads com conteúdos relevantes é identificado o momento ideal para uma oferta de compra, conforme sua interação e interesse.
Ah, alguns leads viram compradores, outros não. É normal este processo, pois ele é cíclico!
4 – Encantar
Este é o momento de encantar o cliente, fidelizando-o. Imagine só um cliente que adorou tanto a experiência de compra que decidiu tirar uma foto com o produto! Aliás, nada é mais valioso para uma marca do que propagar a história de um cliente satisfeito (na internet isso faz TODA a diferença).
Principais benefícios e características do Inbound Marketing
Por conta do relacionamento, é possível aumentar consideravelmente a percepção da sua marca no ambiente digital. Dessa forma você gera conversas e humaniza as suas mensagens.
Com a segmentação por públicos específicos e análise dos resultados é possível ser mais assertivo quanto às ações realizadas.
O investimento de uma marca em Inbound Marketing é então significantemente mais baixo que meios convencionais de Outbound Marketing (comerciais de TV, por exemplo).
Outbound Marketing: ou propaganda tradicional
O Outbound é a propaganda tradicional, onde a marca vai até o cliente.
Isso acontece através de comerciais de televisão, outdoors, anúncios em revista, banners e folhetos, entre muitos outros materiais.
Veja aqui um case da Fourmi para a Seja Digital. Ele faz parte do universo de Outbound Marketing, rodou o Brasil e foi um sucesso!
É um formato valorizado por muitos consumidores, e realça a credibilidade da marca. Sua característica é ser mais impessoal e amplo, uma vez que não escolhemos, de certa forma, qual perfil de público que será atingido.
Benefícios e características do Outbound Marketing
A aquisição de clientes costuma ser muito mais rápida e os resultados podem ser imediatos.
Contudo, o valor de investimento é consideravelmente mais alto em comparação com o Inbound Marketing.
Geralmente, o Outbound Marketing é recomendado às marcas com um certo reconhecimento no mercado. Já que pessoas dos mais variados perfis de compra serão impactadas e a mensagem precisa ser certeira.
Por ora é só. 😉
Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais sobre essas duas importantes formas de levar a sua marca até o cliente! Elas coexistem, e escolher entre uma campanha Inbound ou Outbound depende unicamente do momento da sua marca e dos seus objetivos.
UMA ENTREGA A CADA ENTREGA
Fourmi Publicidade